Karate-do e Kobu-do




Karate-do e Kobu-do


Professores:

Karate Shotokan, Shorin e Kobudo
ARIVALDO RIBAS LOPES  (Ary) 4º grau karate-do
38 anos de ensino - Educador Físico Cref 4326-G/SP

Karate Shotokan, Shorin e Kobudo
ALBERTO DA SILVA ALMEIDA - 3º grau de karate-do
Educador Físico Cref 5197-G/SP 

Filiados à Escola Shotokan (JKA) e na Escola Shorin (Shinshukan).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

KARATE-DO
O karate-do é uma arte marcial criada e desenvolvida em Okinawa (Japão), na qual o aluno, através da prática incessante, descobre seu verdadeiro “eu”.

Ao ser plantada a semente do karate-do, o crescimento é silencioso e interno, ainda que forte. Assim como as raízes melhores fincadas e cuidadas o resultado é um processo no qual se dá origem a árvores robustas com galhos que alcançam o Sol do oriente, tal qual sua origem.

Aprendemos que com a prática constante, paciência e persistência nada é impossível. No entanto, o aprendizado vai ainda além, nos ensinando que o importante e sermos a melhor versão de nós mesmos, pois, “não há que ser forte. Há que ser flexível”.

KOBUDO (Estudo das armas antigas)
Toda filosofia do Budo moderno está fundamentada nos ensinamentos do Bushido, que nutriam o espírito do kobu-do, que passou por um processo de reorganização ou sistematização de suas técnicas de forma não somente de se adaptar as necessidades dos tempos modernos, mas também atender aos novos objetivos, buscado por seus praticantes.

Assim o kobu-do, buscou ressaltar os aspectos internos do individuo, ou seja, sua mente espírito e comportamento, em que a primazia da técnica, apesar de ser treinada exaustivamente, já não tinha seu melhor foco, sendo dada maior ênfase ao desenvolvimento humano.

Armas usadas no Kobu-do


GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar


Benefícios

O Karate não é apenas uma atividade para o corpo, mas também para a mente. O esporte proporciona grande condicionamento cardiovascular e muscular, desenvolve a coordenação motora e a mobilidade das articulações. Em um treino puxado, pode-se perder cerca de 800 kcal/h. E não para por aí: a arte marcial exige exercício mental em que o praticante passa a criar estratégias e aprende a controlar as suas emoções.

Os princípios filosóficos e exercícios que fundamentam o Karate desenvolvem o senso de equipe, confiança, disciplina e motivação. Após conhecer as regras e praticar o esporte, a pessoa passa a lidar melhor com as situações de estresse que possam ocorrer em seu dia a dia.


Horários

 

Karate-do e Kobu-do
Segunda            
Terça  08:00    
   
Quarta            
Quinta 08:00          
Sexta            
Sábado  08:00          
Tempo de aula: 1:30